Las Luminarias:

Las LuminariasÉ um festival que acontece todos os anos no dia 16 de janeiro, na véspera do dia de Santo Antônio Abade, em San Bartolomé de Pinares, na Espanha. No festival Las Luminarias cavalos são forçados a atravessar fogueiras no festival com a desculpa de que o fogo purifica os animais. Depois de terem sido abençoados pelos párocos da aldeia, cavalos, burros e éguas vão em procissão para depois atravessar as fogueiras por cerca de duas horas.

O partido animalista PACMA denuncia com este vídeo : http://www.dailymotion.com/video/x3na4fl_luminarias-caballos-sometidos-al-fuego_animals#tab_embed que cavalos são espancados com chicotes, levam pontapés e são forçados a atravessar o fogo no festival Las Luminarias. Alguns tropeçam e caem no fogo sofrendo queimaduras.

luminarias-avila-abc2--644x362Todos os animais carregam em seu instinto o medo do fogo, milhões de anos de evolução ensinaram que o melhor que podem fazer sobre algo que está queimando é escapar o mais rápido possível, uma vez que não têm a capacidade de controlar esse elemento. Cavalos por natureza não são predadores e sim presas, o que torna o seu instinto de fuga ainda maior. Um cavalo só passa sobre uma fogueira quando é forçado, voluntariamente ele nunca faria isso a menos que estivesse encurralado.

Além disso os cavalos explorados no festival Las Luminarias passam sobre a fogueira montados, sendo que isso lhes causam inflamações nas costas e os freios lhes causam dor e podem lhes causar ferimentos. Saiba mais sobre o assunto neste link: http://odeiorodeio.com/site/por-que-nao-montar-cavalos-e-tampouco-apoiar-esportes-com-cavalos/

Rapa das Bestas:

rapa-das-bestasTodos os anos, centenas e centenas de cavalos selvagens em várias regiões da Galícia, na Espanha, são encurrulados em uma área fechada e derrubados a força como parte de um festival espanhol chamado Rapa das Bestas, onde os cavalos são forçados a irem ao chão, são atormentados, torturados e têm suas crinas e caudas cortadas. Os cavalos são, então, marcados com ferro quente.

Esse evento causa grande sofrimento para os cavalos, gerando, além de dor física, muito estresse e medo a eles.

Fontes:

http://www.huffingtonpost.es/2016/01/19/luminarias-caballos_n_9018504.html

http://www.collective-evolution.com/2014/07/03/please-help-stop-rapa-das-bestas-the-400-year-old-horse-festival-that-rounds-up-wild-horses-for-torture/

http://www.occupyforanimals.net/a-rapa-das-bestas.html

Luminarias: caballos sometidos al fuego

Luminarias

 

Comentários