– Team penning, working penning e ranch sorting:

apartaçãoO team penning é uma prova de apartação na qual três cavaleiros a cavalo separam três bezerros especificamente identificados de um grupo de 30 e colocam eles em um curral no extremo oposto da arena.

No working penning apenas um peão ou amazona a cavalo persegue um bezerro e o fecha em um curral no menor tempo possível. O número do animal a ser perseguido e fechado no curral é sorteado no momento da prova.

 

 

ranchsortingO ranch sorting é uma prova de apartação realizada em dois currais, no início, há onze bezerros no final de um dos currais com números identificação. O juiz levanta a bandeira e quando os cavaleiros atravessam o espaço entre os dois currais o relógio começa e a competição começa. A equipe de dois cavaleiros tem que mover os bezerros um de cada vez de um curral para o outro, em ordem numérica, começando com um número aleatório falado pelo juiz.

Tanto no team penning quanto no ranch sorting e no working penning bezerros são separados de seus rebanhos e são perseguidos, o bezerro é um animal do rebanho,então ser separado de seu rebanho e perseguido é aterrorizante, isso causa sofrimento psicológico ao animal.

– Prova da mangueira e paleteada:

Prova da mangueiraNa prova da mangueira, que é uma prova de apartação, dois competidores perseguem novilhos e fazem o cavalo empurrar os novilhos com o peito que são arremesados contra as laterais da mangueira.

Na paleteada dois competidores perseguem um novilho e o prensam entre os dois cavalos. Na prova da mangueira e na paleteada os novilhos podem sofrer fraturas e hemorragias internas. O novilho é um animal do rebanho,então ser perseguido é aterrorizante, isso causa sofrimento psicológico ao animal.

 

Paleteada

Como em qualquer prova em que cavalos são usados eles também sofrem em provas de apartação e paleteadas, para saber mais sobre o assunto por favor clique neste link:

 http://odeiorodeio.com/site/por-que-nao-montar-cavalos-e-tampouco-apoiar-esportes-com-cavalos/

Um cavalo morreu em uma competição de team penning em 2010: http://www.cbc.ca/news/canada/calgary/stampede-rider-hurt-as-horse-dies-1.879382

O fim da trilha

Team Penning Barretos 2015 3O médico veterinário Dr. C.G. Haber, que passou 30 anos como inspetor federal de carne, trabalhou em matadouros e viu vários animais descartados de rodeios sendo vendidos para abate. Ele descreveu os animais como “tão machucados que as únicas áreas em que a pele estava ligada à carne eram cabeça, pescoço, pernas e abdome. Eu vi animais com 6 a 8 costelas quebradas à partir da coluna, muitas vezes perfurando os pulmões. Eu vi de 2 a 3 galões de sangue livre acumulado sobre a pele solta.”

Os circuitos de rodeio são apenas um desvio na estrada dos matadouros.

 

Prova da mangueira 2Aqueles que não são vendidos para matadouros são explorados como reprodutores e têm suas vidas encurtadas devido ao fato da vida de animais reprodutores sem estressante devido ao confinamento, ao transporte para outras propriedades, cios e gravidez constantes devido ao fato dos filhotes serem retirados antes de desmamar para serem amamentados por outras fêmeas, ou em alguns casos o embrião é retirado do útero para ser colocado no útero de outra fêmea, e também devido ao fato de alguns criadores usarem hormônios e luz artificial para controlar o cio das fêmeas, reprodução forçada se amarrando as patas das fêmeas apra não rejeitarem os machos e também em alguns casos inseminação artificial.

Fontes:
http://odeiorodeio.com/site/a-verdade-sobre-o-rodeio/#laudos
http://blog.animallibre.org/post/62542351142/deporte

 

Comentários