Vaquejadas

Vaquejada 2Um boi ou um bezerro é perseguido por dois competidores a cavalo e depois tem seu rabo puxado e é derrubado. A cauda dos animais é composta, em sua estrutura óssea, por uma sequência de vértebras, ao ter a cauda puxada o animal pode sofrer luxação das vértebras, ruptura de ligamentos e de vasos sanguíneos, sendo que às vezes a cauda é arrancada.

 

 

vaquejada 4Os bois e bezerros também podem sofrer fraturas, luxações e hemorragia interna por causa da queda. Antes de entrar na arena os bois e bezerros são agredidos no brete levando choques, socos, tapas e tendo seus chifres serrados sem anestesia.

 

 

 

Vaquejada 3Como em qualquer prova em que cavalos são usados eles também sofrem nas vaquejadas levando chicotadas, esporadas e trancos do freio na boca, correndo o risco de sofrerem fraturas, hemorragia pulmonar, ataque cardíaco e úlceras.

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Campina Grande comprovou que são causadas várias lesões e danos irreparáveis aos cavalos utilizados em vaquejadas, o estudo constatou percentual relevante de ocorrência de tendinite, tenossinovite, exostose, miopatias focal e por esforço, fraturas e osteoartrite társica em cavalos usados na atividade.

 

Cavalo que morreu durante treino de vaquejada em Vitorino Freire.

Cavalo que morreu durante treino de vaquejada em Vitorino Freire.

Para saber mais sobre o sofrimento dos cavalos em competições, por favor clique neste link: http://odeiorodeio.com/site/por-que-nao-montar-cavalos-e-tampouco-apoiar-esportes-com-cavalos/

 

 

 

 

Fontes:
http://direitosdosanimais.org/website/noticia/show.asp?pgpCode=DC9FC9D1-BB73-B36B-5A67-FBB9ED5B3547

http://www.cstr.ufcg.edu.br/mono_mv_2008_2/monogr_carlos_eduardo_fernandes.pdf

Comentários